//
você está lendo...
Uncategorized

Tocantins tem seu primeiro casamento gay

No município de Dianópolis, a 320km de Palmas, foi realizado o primeiro casamento civil entre homoafetivos do Estado. A cerimônia foi realizada na tarde desta quinta-feira, 15, no cartório de registro civil da cidade.

Os noivos, que agora dividem o mesmo nome, Luis Henrique Martins Araujo Ávila e Tiago Almeida Araujo Ávila, em agosto já haviam lavrado a escritura pública para registrar a primeira união estável de um casal homoafetivo no Tocantins. Desde lá, eles aguardavam a aprovação do casamento civil, depois de ter dado entrada no pedido de conversão da união em casamento no cartório de registros de Dianópolis.

Henrique, que é um dos representantes do Afrodite Grupo de Combate ao Preconceito e Luta pela Livre Orientação Sexual, disse que se sente feliz com a facilidade que tiveram para tornar oficial a união que mantinham há mais de seis anos. “Nos surpreendeu a facilidade e rapidez com que tudo aconteceu. A sensibilidade do juiz ao dar o parecer técnico, deixando de lado suas ideologias e levando em consideração apenas os direitos, nos deixou felizes”, disse Henrique que ainda afirmou que toda a cerimônia ocorreu tal qual as cerimônias para casamentos heterossexuais, após parecer favorável tanto do Ministério Público Estadual quanto do Juiz de direito do município.

Segundo informações do Grupo Afrodite, o casamento civil entre homoafetivos registrado em Dianópolis é o primeiro da Região Norte. O Tocantins está em 3º lugar no ranking da Homofobia e somente este ano foram registrados assassinatos de mais de 10 homossexuais. Ainda segundo dados do Grupo, o IBGE diz que existem mais de 150 casais que vivem em união estável homoafetiva no Estado.

Fonte

Anúncios

Sobre Marlon Mutton

Militante LGBT e a favor do Estado Laico de fato.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: